O Programa de Gerenciamento de
Riscos (PGR) tem como principal objetivo prevenir a ocorrência de acidentes
ambientais que possam colocar em risco a integridade física dos trabalhadores,
bem como a segurança da população e o meio ambiente.
O objetivo do PGR é proporcionar o controle de doenças ocupacionais provocadas pela inalação de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores.
O PCA é um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais, é um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas, onde existir o risco para audição do trabalhador há a necessidade de implantação do PCA.
O PCMSO deve prevenir, rastrear e diagnosticar precocemente as doenças relacionadas ao trabalho, antes mesmo delas gerarem sintomas. Para isso, o PCMSO estabelece as regras para realização dos exames médicos e complementares, cria ações de saúde e emite um relatório anual.
Realizar análise de riscos, orientar os trabalhadores quanto ao uso dos EPI’s, registro adequado de eventuais acidentes do trabalho, entre outros.
Visa a maneira que os empregados tenham uma forma de informar aos seus superiores sobre possíveis situações ou eventos que representem riscos a sua integridade física, através do diálogo estabelecido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Orientar os trabalhadores quanto ao uso correto dos EPI’s, treiná-los, fiscalizar a utilização, manter um registro contínuo da entrega e comprovação de compra desses equipamentos.
É um sistema organizado de informações pertinentes às instalações elétricas e dos trabalhadores que mantém o conjunto de procedimentos, ações, documentações e programas que toda empresa com Cap. Instalada a cima de 75kW deve possuir.
Determinar as instalações e áreas de trabalho, distâncias mínimas entre as máquinas e os equipamentos, dispositivos de acionamento, partida e parada das máquinas e equipamentos.
Identificar todos os espaços confinados reconhecendo os riscos existentes, meios de entrada e saída, avaliar se os sistemas de ventilação estão apropriados, monitorar periodicamente todos os processos e controlar os riscos existentes.
É um programa de exercícios físicos, planejados e dinamizados, realizados no próprio local de trabalho, durante o horário de expediente, prescrita e executada de acordo com as características da atividade desempenhada em cada função exercida pelo trabalhador.
O PGRTR tem como finalidade implementar ações de segurança e saúde que visem a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho na unidade de produção rural.
Perícia Técnica
Laudo de periculosidade
Laudo de Insalubridade
Assistência técnica pericial em insalubridade e periculosidade
Realiza de forma documentada, quantificada e organizada os riscos que possam existir em locais onde são realizados trabalhos com líquidos e combustíveis inflamáveis.
Realiza-se a identificação dos equipamentos, áreas de permanência humana, equipamentos especiais, zonas de risco, equipamentos de emergência e adverte os riscos ambientais.
Estabelece um cronograma de vacinação dos colaboradores de acordo com os riscos biológicos existentes nos locais de trabalho.
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